GAMUND Entrevista Notícia

GAMUND Entrevista #01 – A importância do Marketing Pessoal dentro dos esports, com Baruch da R10 Team

No mundo de hoje, o ramo de marketing digital e digital influencer cresceu exponencialmente, chegando em diversos nichos da indústria, incluindo os esports.

Além de ser um bom jogador em termos de gameplay, para que um pro player desponte no cenário e tenha uma boa gestão de sua carreira, o investimento no marketing pessoal é fundamental.

Você precisa se identificar como um produto e saber se vender, tendo contato direto com o público que te acompanha, sendo uma pessoa antenada nas tendências das redes sociais, que se atualizam a cada dia e se fazem presente dentro do meio ao qual você pertence, criando status de autoridade e referência.

Para falarmos de forma mais assertiva sobre o tema, convidamos o Gerente de Marketing da R10 Team, Baruch, que trabalha diariamente com atletas do mundo do EA Sports FC e é um dos grandes incentivadores deste tema dentro da comunidade brasileira do jogo.

 

Baruch, Gerente de Marketing da R10 Team

 

Neste bate-papo, queremos ajudar você, atleta de esports, a evoluir no seu meio e se tornar um atleta que sabe trabalhar a sua imagem com sucesso, se liga aí!

Como o marketing pessoal pode ajudar o atleta a atingir a tão sonhada visibilidade e reconhecimento dentro do cenário?

Baruch: O marketing pessoal permite que os atletas construam uma presença sólida online e offline. Isso pode levar a uma maior visibilidade no cenário competitivo e ao reconhecimento por parte dos fãs, patrocinadores e equipes.

Como trabalhar a construção de marca pessoal?

Baruch: A criação de uma marca pessoal sólida é essencial para jogadores de eSports. Isso inclui o desenvolvimento de uma identidade, valores e imagem que ressoem com o público. Uma marca forte pode diferenciar um jogador no mercado competitivo.

 

 

O que representam os patrocínios e parcerias comerciais para a carreira de um atleta?

Baruch: Estas conquistas são frutos de um bom trabalho de marketing pessoal. Atrair patrocinadores e parcerias valiosas é o sonho de todo player e creator de EA Sports FC. Marcas e empresas buscam jogadores e creators que possam representá-las de maneira autêntica e alcançar seu público-alvo. Investir no marketing pessoal pode transformar os jogadores mais atraentes para colaborações comerciais. Exemplo disso é o Fallen, no Counter Strike.

Como realizar de maneira assertiva o engajamento com a comunidade?

Baruch: O marketing pessoal também envolve o engajamento ativo com a comunidade de fãs. Isso inclui interações nas redes sociais, transmissões ao vivo, resposta a perguntas dos fãs e participação em eventos. O envolvimento positivo pode criar laços mais fortes entre os jogadores e sua base de fãs. A verdade é que muitos players somem no cenário por conta da preguiça de produzir conteúdo, não movimentam as redes sociais, não postam nada e acabam caindo no esquecimento.

Quais outras oportunidades e janelas que podem ser abertas para um atleta através deste investimento?

Baruch: O mundo dos esports é altamente competitivo e em constante evolução. Investir em marketing pessoal não apenas beneficia os jogadores no presente, mas também serve de preparação para projetos e oportunidades futuras, como transição para carreiras pós-competitivas, como streaming, comentarista ou consultoria em jogos.

Então já sabe:

Poste nas redes sociais, faça lives jogando, produza conteúdos de relevância, conte um pouco mais da sua rotina, mantenha proximidade com a sua comunidade, tenha um portfólio comercial e seus perfis nas redes sociais sempre atualizados e bem organizados, assim você fica à frente dos demais e pode receber oportunidades únicas na sua carreira.

Marketing Pessoal faz parte SIM do dia a dia de um jogador e isso precisa virar rotina.

Aproveitem para seguir o Baruch em suas redes sociais, principalmente no X, onde ele está sempre trazendo ótimas dicas sobre marketing digital e sobre as novidades da indústria dos games e entretenimento.


Siga também a @gamundoficial no Instagram, Twitter e Tiktok e fique ligado de tudo que rola no mundo do EAFC!