Estamos no terceiro capítulo do “Guia do Ultimate Team” e hoje vamos falar sobre montagem de elenco!
Você já conhece os modos de jogo, agora é hora de saber como criar o seu time dentro do FUT e jogar suas partidas.
Primeiramente, logo ao entrar no Ultimate Team, você recebe 9 opções de países para o seu elenco inicial. Já de cara tem uma dica aqui. Pegue o elenco do Brasil! Os jogadores brasileiros que vem neste pack podem te ajudar nos DME’s iniciais do jogo.
Logo após isso, você tem ali o seu primeiro elenco e a partir dele você começa a montar seu time durante toda a temporada do game.
Quais são as formas de ganhar cartas para o meu time?
Para ganhar cartas para o seu time, você pode receber via packs, objetivos concluídos, drops do Prime Gaming, linkando sua conta EA com a Amazon e também via Mercado de Transferências.
Sobre os packs, NÃO COMPRE PACKS COM COINS! Jogue o Division Rivals, Draft, Squad Battles e o FUT Champions, além de cumprir os objetivos, assim você vai receber packs de recompensa e consegue vender aqueles jogadores sem gastar suas valiosas moedas.
Sobre os objetivos, esteja sempre atento na aba de objetivos da temporada. Geralmente no nível 15 e 30 de cada temporada, a EA dá alguns jogadores com boosts bem legais, além dos objetivos semanais, que sempre trazem alguma carta que pode ajudar seu time, principalmente neste início de jogo.
Já o Mercado de Transferências é onde você pode comprar qualquer jogador disponível por lá, desde que você tenha a quantidade de moedas do jogo necessária para adquirir aquele jogador. Os preços dos jogadores são variáveis e dependem de muitos fatores, como o meta do jogo, a quantidade de bons jogadores naquela posição e o lançamento de cartas novas, que podem fazer os preços subirem ou caírem de forma bruta em horas. Por isso é importante sempre monitorar se o preço do jogador que você deseja adquirir apresenta estabilidade durante alguns dias, assim evitando que você perca moedas depois de comprá-lo.
Sobre os drops do Prime Gaming, basta linkar sua conta EA com a conta Amazon neste link aqui e ir resgatando os drops que saem de forma mensal.
Afinal, como montar o meu time ideal?
Primeiramente, você precisa definir qual vai ser o seu estilo de jogo. Você prefere aquele estilo mais cadenciado, com muita posse de bola ou aquele estilo agressivo, com muita velocidade e saída no contra-ataque?
Muitos jogadores têm dificuldades em montar seus times no começo do jogo por não conseguirem identificar os jogadores que melhor casam com sua forma de jogar. Por exemplo, se você é o jogador que gosta de trabalhar a bola por um bom tempo até achar uma brecha para atacar, os seus jogadores PRECISAM ter atributos bons de passe e condução, assim eles terão mais qualidade para executar com primor este estilo de jogo que deseja.
Por isso, sempre analise as stats do seu jogador desejado, veja dentro dos atributos o que mais vai impactar positivamente na sua gameplay e além disso, agora com a chegada dos PlayStyles, saiba identificar quais jogadores têm os PlayStyles que podem fazer a diferença naqueles jogos mais difíceis. Um jogador com este diferencial pode resolver este jogo pra você.
As Workhates e as estrelas de Perna Ruim e Drible também são bastante importantes. Se um jogador de ataque tem 3 ou menos de drible ou perna ruim, já se torna um jogador bem mais previsível, pois ele não tem em seu arsenal um vasto número de dribles ou opções de chute para surpreender o adversário. Já sobre as Workhates, é extremamente importante no caso dos defensores e meio campistas, sendo divisores na hora de decidir se uma carta pode ser gamechanger ou não.
Além disso, a escolha da formação que você deseja jogar, também impacta na escolha dos jogadores para o seu time. Se você joga numa 4-4-2, você precisa que seus dois volantes tenham na Workhate a opção de ALTA para defesa, ao menos um deles. Caso os dois sejam MÉDIA OU BAIXA, a gente de você ficar com um buraco no meio campo, a ser explorado pelo seu adversário, é muito grande.
Outro ponto referente às formações, dentro do menu de Elenco, você tem a opção Táticas Personalizadas, te permitindo ter até 4 formações extras, onde você pode adaptar cada uma delas para uma situação de jogo. Tá precisando segurar o resultado ali no fim do jogo, deixa uma 5-3-2 ali prontinha pra retranca, ou no caso tá precisando buscar um gol pra levar pra prorrogação na WL, coloca a 3-5-2 na Ultraofensiva e coloca o time pra cima do adversário. Você pode configurar também a amplitude do time, profundidade, postura dos jogadores, tudo deixando o mais personalizado possível ao seu jeito de jogar.
Quais são os tipos de jogadores existentes dentro do jogo?
Dentro do EAFC teremos diversos tipos de jogadores e jogadoras, como os clássicos Bronze (de OVR 45 a 64), Prata (de OVR 65 a 74) e Ouro (de OVR 75 a 99), além dos TOTW (Seleção da Semana), Heroes (jogadores marcantes dos clubes parceiros da EA), Icons (os jogadores mais históricos do futebol), Hero (cartas especiais de jogadores que decidiram algum jogo especial na semana), MOTM (voltada para os melhores jogadores de partidas em Copas Nacionais), Evolutions (versões de jogadores a sua escolha que recebem upgrades via objetivos) e os jogadores de eventos especiais, que são os eventos que chegam em quase toda sexta-feira dentro do jogo.
Invista no banco de reservas!
Tenha sempre no seu banco de reservas aqueles jogadores mais “bugadinhos”, para serem aqueles jogadores que entram em um jogo e mudam ele a seu favor. Esses jogadores mais “bugados” são jogadores que correspondem além dos atributos que estão na carta e acabam começando a ter uma alta utilização e popularidade dentro da comunidade.
Tivemos diversos nomes nos últimos anos como Lozano, Musa, Doumbia, Vardy, Al-Owairan e Thuram.
Use o novo recurso “Evolutions” a seu favor!
Com a novidades dos “Evolutions” chegando no EAFC, você poderá evoluir alguns jogadores que você goste do seu time, para que eles consigam versões aprimoradas.
Nem todos os jogadores serão elegíveis, tudo depende do critério que os objetivos pedirem para que você consiga upar o jogador que deseja. Você pode conseguir dar upgrade no seu jogador desde o OVR até em atributos, como Pé Fraco, PlayStyles, Workhates, Skills Moves e Posições Alternativas.
Como melhorar minha gameplay?
Se o seu objetivo for evoluir dentro do jogo, assista aos jogadores profissionais e aos criadores de conteúdo, veja as dicas e a forma que eles jogam e tente trazer os aspectos que você achar positivo para dentro da sua gameplay.
Se for possível e você tiver tempo, joga o máximo que puder, quanto mais você joga, mais afiada fica sua gameplay e mais você aprende dentro do jogo.
Para quem for mais competitivo, entenda quais jogadores estão mais no meta do game e foque em montar o seu time com o máximo destas peças possíveis.
Já se o seu intuito é se divertir, fuja do meta e foque em usar os jogadores que você deseja. Video games são no fundo um entretenimento, às vezes uma forma de fugir um pouco da rotina e por isso, neste caso a diversão tem que vir em primeiro lugar.
Sabe o que também ajuda a melhorar sua gameplay? Seguir as redes sociais da Gamund, pois lá tem todas as novidades do EAFC 24 e muitas dicas para você brilhar nesta nova temporada!
Acompanhe em @gamundoficial no Twitter, Instagram e Tiktok.